quarta-feira, 30 de março de 2011

Bolo de chocolate do Mesário do Zé



O dia 21 de cada mês é esperado com muita ansiedade. Já estamos no 9º mês do Zé - passa rápido – e a 9ª festa de mesário. A exigência do papai do Zé é um bolo de chocolate, com recheio de chocolate, cobertura de chocolate e um glacê para disfarçar.
Tenho essa receita há muito tempo. Fui incrementando até torna-la o que é hoje. Dividi-la com vocês é um prazer, pois é um bolo delicioso.
Em todos esses meses eu busquei mudar a decoração do bolo. Hora era com confeites coloridos, cereal de chocolate, glacês variados ou trufa de chocolate. Segue receita na integra do ultimo bolo.


Bolo de chocolate escuro:
10 colheres chocolate em pó
2 ½ xícaras de açúcar de confeiteiro
03 colheres de sopa de manteiga
05 gemas  
04 claras
03 xícaras de farinha de trigo
02 xícaras de leite de coco
01 colher de sopa de extrato de baunilha
01 colher de sopa de fermento em pó
01 colher de café de bicarbonato de sódio

Primeira cobertura (chocolate):
200 g de chocolate meio amargo
200 ml de creme de leite

Segunda cobertura (glacê):
03 claras
01 copo de agua
01 copo de açúcar de confeiteiro
01 colher de sopa de extrato de baunilha


Recheio:
01 lata de leite condensado
05 colheres de chocolate em po
200 ml de creme de leite


Iniciar receita:

Sugestão: Ligue o forno em 180°C para ir aquecendo.

Prepare a fôrma:
Unte uma assadeira redonda com óleo spray ou comum e jogue um pouco de farinha de trigo espalhando por toda a superfície e laterais. Bata a fôrma com as mãos para soltar o excesso de farinha e jogue-a fora. Se preferir pode usar papel manteiga para forrar a assadeira, corte um pedaço um pouco maior que a assadeira e forrá-la.

Prepare as claras:
Separe a gemas das claras e bata as claras em ponto de neve na batedeira ou com um batedor de claras. Na batedeira use a velocidade mais alta e bata por 5 minutos. Batidas à mão ou na batedeira, elas devem ficar bem durinhas, formando picos firmes quando levantadas no ar.

Sugestão: Não deixe cair nem um pouco da gema nas claras e não use tigela, batedor de claras ou batedeira com resíduos de gordura. Isso dificulta conseguir um ponto bem durinho das claras.

Prepare a massa:
Bata na batedeira, em velocidade média, a manteiga com o açúcar até ficar cremoso, depois acrescente as gemas uma a uma sempre batendo. Junte o extrato de baunilha e bata mais um pouco. Acrescente a farinha de trigo, e o chocolate em pó e bata até ficar bem misturado, depois junte o leite de coco até que fique bem homogêneo. Em seguida junte o fermento e o bicarbonato em movimentos bem delicados. Por último, junte cuidadosamente as claras batidas em neve até ficar uma massa cremosa e uniforme. Vire a massa na assadeira previamente untada ou preparada com papel manteiga.

Sugestão: Peneire as gemas e todos os ingredientes secos. O bicarbonato de sódio realça a cor do chocolate, deixando o bolo bem mais escuro.

Asse o bolo:
Ponha para assar em forno médio por aproximadamente 30 minutos. O tempo de assar pode variar um pouco de acordo com o forno e a assadeira. Depois de esfriar, desenforme o bolo. Vire a fôrma em cima de um prato grande e desvire novamente o bolo. Espere esfriar para rechear.

Sugestão: Verifique se o bolo está bem assado com um palito. Espete-o no meio do bolo, se sair limpo está pronto, se ainda tiver algum vestígio de massa crua, deixe assar por mais alguns minutos. Evite ficar abrindo o forno enquanto o bolo está assando. Isso pode solá-lo, ou seja, o bolo não cresce direito e fica com a massa pesada e baixa. Portanto evite abrir o forno antes de meia hora.

Prepare o recheio:
Em uma panela junte o leite condensado e o chocolate. Cozinhe até o ponto de brigadeiro mole. Ainda com o fogo ligado junte o creme de leite, mecha energicamente e desligue o fogo. Use o recheio frio.
Recheie o bolo:
Depois de frio coloque o bolo sobre uma superfície plana para cortá-lo ao meio para recheá-lo. Para isso pode usar um fatiador de bolos, uma faca de serra comprida ou uma linha de cozinha. Espalhe o recheio por todo o bolo.

Prepare a primeira cobertura:
Derreta o chocolate em banho-maria. Em uma tigela menor um pouco, que caiba dentro de uma panela, quebre o chocolate em pedacinhos. Coloque a tigela sobre a água bem quente e aguarde um pouco até que o chocolate comece a derreter. Com uma colher mexa o chocolate até que esteja completamente derretido. Acrescente, aos poucos, o creme de leite e misture até ficar homogêneo.

Prepare a segunda cobertura:
Em uma panela aqueça as claras com o açúcar até o açúcar se derreter sem deixar que as claras cozinhem. Ainda quente bata na batedeira (velocidade máxima) até a mistura esfriar e ficar fofa. Depois que esfriar completamente junte a manteiga sem sal amolecida e a o extrato de baunilha. Bata até conseguir uma consistência bem macia, fofa.

Faça monte a decoração do bolo:
Depois de rechear o bolo, passe a primeira cobertura, uma dica é passar geleia em todo o bolo para a cobertura aderir melhor, pode ser do saber que desejar. Passe a cobertura de chocolate e leve a geladeira por 30 minutos. Em seguida passe a segunda cobertura, o glacê. Decore com pedaços de chocolate meio amargo e peneire um pouco de chocolate em pó.


Esse bolo serve 20 pessoas satisfatoriamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.