domingo, 17 de abril de 2011

Carré com tutu

 
 

Ontem foi aniversário do pai do Zé. Saímos para comer fora o dia inteiro. Pela manhã fomos tomar café em uma famosa padaria lá no bairro da Graça; O almoço foi bem leve e no jantar fomos para um restaurante japonês - Um dia perfeito.
O clima em Salvador, no final de semana, acompanhou a estação atual. Está chuvoso, bucólico... Uma delicia para comer e dormir. E, hoje não foi muito diferente. Não saímos, mas, é um dia preguiçoso - será que isso é coisa da Bahia? Será que a fama que leva é verdadeira? No entanto, hoje resolvi cozinhar, e fazer algo gostoso, não é leve, nem tão pouco ajuda na dieta, mas, da vontade de repetir.

Vamos à receita:


Tutu:
02 xicaras de chá de feijão cozido
02 xicaras de chá agua
02 colheres de sopa de farinha de mandioca
50 g de bacon picado
01 cebola roxa
01dente de alho
01 colher de óleo

Couve:
01 maço de folhas de couves
01 dente de alho cortado em laminas
01 colher de sopa de manteiga
01 colher de sopa de óleo

Carré:
02 pedaços de carré
01 colher de sopa de suco de limão
Sal, pimenta do reino e alho a gosto.


Iniciar receita:
Comece a receita pelo Tutu, caso você tenha feijão pronto é só prosseguir na receita. Caso não tenha faça o feijão, vai levar quase 2 horas para ficar pronto. Veja minha receita de feijão.

Tutu:
Bata no liquidificador o feijão, a agua e a farinha. Use pedaços do bacon e da calabresa do cozimento do feijão para bater junto. Reserve.
Utilize uma panela: Frite o bacon e reserve; Na mesma panela, refogue a cebola e o alho no resíduo do bacon, junte a mistura do feijão e o açúcar. Mantenha o fogo baixo, mecha até que o tutu comece a soltar da panela, devolva o bacon, que foi frito, e está pronto.


Couve:
Limpe a couve, retire os talos maiores e lave em agua corrente. Monte as folhas numa pilha, na base as folhas maiores e por cima as menores, enrole formando um “charuto” pressione durante todo o tempo para ficar bem fechado. Segure firme e corte em fatias bem finas. Coloque num recipiente coma agua fervendo em seguida escora na peneira e dê um choque térmico: lave em agua corrente. Escorra toda a agua. Aqueça uma frigideira, adicione o óleo, a manteiga refogue o alho e junte a couve. Sirva tudo com arroz branco.


Carré:
Costumo congelar o carré temperado: limão, alho, pimenta e sal a gosto. Assim, quando eu for prepara-la não preciso aguardar o tempo para absolver o tempero, é só descongelar. Uso uma frigideira grossa, e que vá ao forno. Aqueço bem, coloco o azeite, os pedaços de carré, viro os lados e para finalizar levo ao forno por 5 minutos.

Não é um almoço leve, mas fica muito bom. Sirva com arroz branco.


3 comentários:

  1. Gostou de como ficou a cara do blog? Já dei o recado para o Elói.
    Bjinhos e aproveite as férias.

    ResponderExcluir
  2. amiga só delicia nesse blog....copiei essa receita...o Tutu deve ter ficado o máximo!!
    Ai que saudade do seu tempero!! rsrsrs

    ResponderExcluir

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.