quinta-feira, 30 de junho de 2011

Lembrancinhas





As pessoas adoram levar uma lembrancinha para casa. Não tive como investir muito, faltou tempo$$$, mas sobrou criatividade. A Oma do Zé me ajudou e muito.
Pesquisei e achei ideias sobre saquinhos. A Oma fez vários saquinhos de 15x20 em vários tons de xadrez. Eu comprei mini chapéus e decorei com um recorte do pano em xadrez azul. Usei barbante para fechá-lo e cola quente para colar o chapéu no saquinho. No seu interior coloquei docinhos juninos, bolo caminho da roça e o pé de moleque, especial, feito pela Oma. E ainda para os saquinhos das crianças alguns brinquedos como o potinho de bolha de sabão, esse aprovado pelo Zé. Ficou bem bonitinho, e ainda um orçamento contido. Duas das guloseimas:

Bolo Caminhos da Roça

Ingrediente:
04 xícaras (chá) de maçãs fuji descascadas e picadas
½ xícara (chá) de uvas-passas
½  xícara (chá) de uvas-passas verde
½  xícara (chá) de nozes picadas
½  xícara (chá) de castanha do Pará picadas
01 xícara (chá) de óleo vegetal
03 xícaras (chá) de farinha de trigo
03 xícaras (chá) de açúcar mascavo
04 ovos inteiros
01 colher (chá) de sal
02 colheres (chá) de bicabornato de sódio
02 colheres (sopa) de canela em pó
2 colheres (sopa) de essência de baunilha

Dica: Um tempero a mais, sendo o equivalente a 1/3 de uma colher de chá de cada ingrediente e tudo em pó: cravo-da-índia, gengibre, cardamomo, e noz-moscada. Junte a canela e siga o preparo.

Iniciar receita:
Preaqueça o forno a 180º graus. Utilize um recipiente grande. Coloque a maça e todos os líquidos. Em seguida as nozes, as castanhas, as uvas passas, o açúcar e o sal. Misture bem até obter uma massa viscosa. Utilize outro refractário para unir os ingredientes secos, e aos poucos incorpóreos na nossa primeira mistura. Agregue-os bem. Unte a forma, disponha a nossa mistura e leve ao forno por 30 minutos, ou tempo necessário. Espere esfriar e antes de servir polvilhe açúcar e canela.



Pé de moleque

Ingrediente:
01 vidro de Karo
01 xícara de chá de aúcar
½ kg de amendoim torrado e triturado
200 g de amendocrem
600 g de sucrilhos de arroz

Iniciar receita:
Misture o Karo e o açúcar e leve ao fogo até dissolvê-los, isso levará alguns minutos, não deixe muito tempo, senão endurecerá o nosso pé de moleque. Em seguida junte o amedocrem, o amendoim, mexa bem, e por ultimo os sucrilhos e arroz (aquelas bolinhas, bem simples, sem açúcar e que se coloca no sorvete, bem crocante). Unte uma forma com pouca manteiga, e forre todo o fundo com a receita. Espere esfriar e corte os pedaços. As crianças adoram e os adultos também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.