quinta-feira, 30 de junho de 2011

Mungunzá ou Canjica

Ingredientes:
01 Pacote de milho para mungunzá ou canjica
03 cocos secos
03 xicaras de chá de açúcar
01 colher de sopa de sal
01 xixara de cha de cravo da índia
03 paus de canela

Coloque o milho para mungunzá ou canjica de molho em agua de um dia para o outro.

Iniciar receita:
Use uma panela de pressão para o cozimento do milho para mungunzá ou canjica. Coloque 2 litros de agua e o milho – depois de ter passado um bom tempo de molho na agua, assim o seu grão cresceu e ficou mais fácil cozinha-lo – Leve a pressão por uns 30 minutos em fogo baixo. Enquanto isso, paralelamente, retire o leite de coco. Pode usar o leite de coco pronto, mas o sabor não será o mesmo.

Leite de coco fresco:
Use três litros de agua. Quebre os cocos, descasque-os e retire toda a sua casca marrom. Corte em fatias finas e lave em agua corrente.  Bata no liquidificador as fatias dos cocos, aos poucos, com agua filtrada. Peneire e reserve o leite de coco fresco.
Assim que cozinhar o milho, transfira para uma panela grande. Junte o leite de coco. Fogo baixo, sempre mexendo. Eu gosto do Mungunzá, não tão ralo, nem muito grosso, para isso mantenha mais tempo ou menos tempo no fogo. Junte o chá de cravo, coado, se colocar o cravo direto escure o nosso Mungunzá, e os paus de canela, para dar um toque final no sabor. Coloque o açúcar, provando o necessário para o seu paladar, eu prefiro sem muito açúcar. Acertou o açúcar, coloque o sal para harmonizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.