domingo, 24 de julho de 2011

Bolo de Tapioca


Nosso primeiro Piquenique.



Sabe qual o melhor programa de domingo? Piquenique no parque.


Recebemos o convite para um piquenique da mãe do Davi. Estamos tentando marcar alguma coisa há um tempão e agora foi. A decisão do local foi rápida, já que eles são frequentadores assíduos do parque. Marcamos cedo para aproveitar melhor, já que, no domingo, muita gente aproveita para a recreação.


Arrumei a minha sacola de palha – comprada na ceasinha do Rio Vermelho – e deixei tudo pronto ontem à noite: guloseimas, sacolinha do Zé e fui dormir ansiosa para o tempo ajudar. Sei que estamos na Bahia e aqui não tem inverno definido, mas às vezes o tempo fecha do nada, e não queria que o nosso domingo fosse um desses dias.  Quando acordei, corri para a janela para olhar o tempo: o céu estava limpinho, o mar agitado pelos ventos, mas com um sol bem gostoso, nos arrumamos rápido e seguimos para o Parque da Cidade.



O Zé adorou o parque, correu atrás de muitas bolas, de muitos au-aus, fez uma festa. Adorou tomar suco de goiaba e comer pãezinhos, pastel doce, banana e queijo branco. Fez muita bagunça com o Davi, tinha até um convidado do Davi; o Lucas, que chegou depois. Os três exploraram todo o território possível, com os papais atrás. Eu e a katja aproveitamos para colocar o papo em dia.

E para não sair de roteiro vamos a nossa receita que fez parte do nosso pequeno cardápio, mas que para os homens foi exagero. O nosso bolo de tapioca é receita de uma vizinha o prédio. No sábado a Neuza e a Ângela estavam aqui em casa para me ensinar a receita do bolo de tapioca, de troca passei o pão delícia para elas. Fica bem gostoso, mais fofinho do que os que eu costumava preparar, apesar do bolo de tapioca ser mais pesados do que os tradicionais. Outra receita regional que precisa ficar registrada para não ser perder no tempo.





Ingredientes:
02 copos de tapioca
01 copo de farinha de trigo
500 ml de leite de coco
01 copo de açúcar
04 ovos
02 colheres (sopa) manteiga
01 colher (sopa) de fermento
01 colher (chá) de sal

Cobertura:
01 Lata de leite condensado


Iniciar a receita:
A cobertura do bolo é opcional, eu costumo colocar doce de leite como fazem aqui na Bahia, a minha mãe me ensinou há muito tempo: use uma panela de pressão, coloque a lata de leite condensado dentro da panela e cubra com agua até o limite da panela. Tampe e cozinhe por 30 minutos. Desligue o fogo, espere a pressão terminar, retire a lata, espere esfriar para abrir, use na cobertura do bolo.

Bolo:
Antes de iniciar a receita do bolo deixe a forma untada para assar e o forno aquecendo. Separe as claras das gemas. Peneire as gemas, junte açúcar e a manteiga e bate na batedeira até obter um creme claro. Coloque a tapioca, a farinha, o sal e o leite de coco, misture bem. Bata as claras em neve, e antes de incorporá-la à massa, coloque o fermento na nossa mistura, em seguida as claras em neve, incorporando delicadamente. Disponha na assadeira, já untada, e leve ao forno pré-aquecido a 200º, por tempo necessário para assar. Leva de 30 a 35 minutos a depender do forno, mais o melhor é acompanhar depois que o bolo corar, esfie um palito, se sair limpo, está bem assado, e formas de alumio são melhores para assar. Espere esfriar, corte ao meio na vertical e coloque a cobertura entre as duas partes e por cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.