quarta-feira, 13 de julho de 2011

Risoto de tomate seco com surpresa de frango.





Acabou o primeiro semestre na minha escolinha? Ainda não, contagem regressiva para sexta, mas uma ultima atividade: Cartografia do olhar: Rio Vermelho – Baianas de Acarajé – essa vai ser especial – Mas, já me sinto com mais folga para criar as minhas receitas, a exemplo temos a receita de hoje. Um risoto, mais um, rápido e com uma elaboração bonita no prato.


Risoto:
01L de caldo de frango
200g de arroz para risoto
01 cebola picada
100g de queijo parmesão ralado
02 colheres de manteiga
02 colheres de tomate seco picado
Sal e pimento do reino a gosto
Cebolinha e salsinha para finalizar.

Para a surpresa de frango:
02 dentes de alho laminados
03 colheres de sopa de azeite extravirgem
08 pedaços de peito de frango
Macarrão de arroz – quantidade necessária
01 gema de ovo
02 colheres de sopa de amido de milho
Sal e pimenta do reino moída a gosto
Iniciar receita:

Surpresa de frango:
O que é a nossa surpresa de frango?
É um peito de frango, cortado em duas partes e cada parte divida em pedacinhos de tamanho parecidos. Depois de lavar, tempera-los com alho laminados, azeite extravirgem, sal e pimenta do reino moída a gosto. Deixe por uma hora nessa marinada, até absorver sabor. Passe um a um pelo amido de milho e depois pela gema de ovo. Triture o macarrão de arroz (culinária japonesa). Pode ser triturado na mão, ou num pilão. Até que se tornem pedacinhos pequeninos - quase uma farinha grossa. Passe os pedaços de frango pelo macarrão triturado e frite em óleo quente até dourá-los. Coloque em papel toalha para absorver o excesso de gordura e reserve-os.
Risoto de tomate seco:
Em uma panela de fundo grosso refogue a cebola em uma colher de manteiga, inclua o arroz e refogue bem, em seguida adicione um pouco do caldo quente. Sempre mexendo.  Quando o caldo for absorvido, volte a adicionar o caldo. Mexer de vez em quando. Repita esse passo quantas vezes necessárias. Quando o arroz estiver al dente coloque o queijo, o tomate seco, o sal e pimenta do reino a gosto. Finalize com a manteiga.

Montagem do prato:
Disponha o risoto no centro do prato e coloque em volta dele os pedacinhos de frango surpresa. Vai ser uma surpresa come-los. São bem crocantes por fora e macios e suculentos por dentro. Decore com o azeite de salsinha e cebolinha. Sirva com um vinho branco seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.