sábado, 30 de julho de 2011

Torta de carne de Fumeiro com banana da terra

Dando seguimento à nossa linha regional. Essa receita é sem comentários. Deliciosa. Um lanche bem gostoso.


 Ingredientes

Massa:
500 g de farinha de trigo

150 g de gordura vegetal
01 tablete de margarina de cozinha
02 gemas
50 ml de cachaça

Creme:
01 cebola ralada
02 dentes de alho ralado
02 copos de leite
01 copo de requeijão cremoso
100 g de queijo parmesão ralado
03 colheres (sopa) de manteiga
01 pacote de creme de cebola pronta
Sal, pimenta do reino e cheiro verde a gosto.


A banana:
05 bananas da terra
02 colheres (sopa) de óleo  

A carne:
500 g de carne de fumeiro (lombo de porco defumado)
01 litro de agua
02 colheres de azeite
01 cebola
02 dentes de alho
02 colheres de manteiga


Iniciar receita:
 


A carne:
Corte a carne em cubos grandes, Transfira para uma tigela grande, cubra de com água, e deixar na geladeira por 12 horas, troque a agua a cada intervalo de 03 horas. Escora a agua e lave em agua corrente e cozinhe a carne: refogue uma cebola e um dente de alho coloque a carne e cubra de agua, cozinhe até ficar macio. Numa panela de pressão o cozimento leva em media uns 15 minutos. Retire a carne da agua e deixe esfriar. Depois de fria, desfie a carne e puxe a carne na manteiga: coloque duas colheres de manteiga na frigideira, aguarde aquecer, coloque a carne e refogue por alguns minutos. A dica aqui é se você tem manteiga de garrafa use no lugar da manteiga comum, e olha só o lugar que achei vasculhando a internet: Kakee, ainda não comprei nada desse site, com certeza em Santos vou recorrer a ele.





Massa:
Numa tigela grande, junte todos os ingredientes, menos a cachaça. Misture com as mãos até obter uma farofa, coloque a cachaça para dar o ponto da massa, se necessário um pouco de agua, mas essa massa fica um pouco seca, no inicio, continue amassando com as mãos, e o calor das mãos irá ajudar a massa a ficar no ponto. Junte toda a massa e envolva com plástico filme, e deixe descansar por 01 hora.



Bananas:
Fiquei de fazer essa torna há algum tempo, mas só agora me lembrei de comprar bananas da terra suficiente e deixa-las madurar até o ponto de fazer a nossa torta. Quando compramos a banana da terra a sua casca ainda está de um amarelo claro liso, o seu ponto para o uso precisa estar com uma casca de um amarelo mais envelhecido e marcas com pontos pretos. Por dentro estar perfeita, quando fritar estará mais adocicada, valoriza a receita. Então tenha paciência ou já compre assim.
Retire as cascas, corte as bananas em fatias e doure no óleo coloque no papel toalha para absorver o excesso de óleo e reserve.


Creme:
Use uma panela grande, aqueça em fogo médio a manteiga e um fio de óleo, para não queimar a manteiga. Adicionar a cebola e refogue, mexendo às vezes, seguido do alho. Em outro recipiente faça um mistura: o leite, o requeijão cremoso, o queijo parmesão ralado, a gema peneirada, e a mistura para creme de cebola pronta.  Coloque tudo na panela junto à cebola e alho e cozinhe em fogo baixo, mexendo até obter um creme.  Finalize com sal, pimenta do reino e cheiro verde a gosto.

o   Pré-aqueça o forno a 180º.

Montagem da Torta de Carne de fumeiro com banana da terra:




o   Com um rolo, aqueles de macarrão, abra a massa. Eu costumo colocar a massa entre sacos plásticos para cozinha e abro sobre uma superfície lisa. Use uma forma desmontável de uns 20 cm de diâmetro, forre o fundo e a lateral com a massa. Modele as bordas da massa, para um melhor acabamento;
o   Pré-asse a massa. Espere esfriar e faça a montagem da torta;
o   Faça a seguinte sequencias: cubra o fundo com metade das fatias de bananas, em seguida metade da carne de fumeiro, e por ultimo o molho, repita a sequência;
o   Eu não gosto de fechar a torta, prefiro aberta e decoro com queijos, caso queira fechar: abra a massa que sobrou em circulo e coloque por cima da torta, pressione as bordas com os dedos para cortar o excesso de massa. Pincele com gema de ovo;
o   Retorne ao forno preaquecido a 200º cerca para gratinar o queijo isso deve levar uns 10 a 15 minutos.

3 comentários:

  1. ESSA TORTA NORDESTINA, COMO SEMPRE NA DOCERIA VIVA GULA EM SALVADOR,MUITO DELICIOSA.FIQUEI FELIZ EM ACHAR A RECEITA AQUI,MUITO OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, como procurei esta receita. E viva a internet.

    ResponderExcluir

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.