quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Strogonoff de Carne com Cogumelo de Paris


“Eles são pequenas esculturas da natureza. Formas, tamanhos e tons variados. Um pouco animais, um pouco vegetais. São fungos, um reino à parte, só deles. São os cogumelos comestíveis, ainda pouco conhecidos entre nós. Além de saborosos, são muito nutritivos e resultam sempre em pratos especiais.”



E nas compras com o Zé e a sua Oma, não resisti aos congumelos, entre os ingredientes para fazer o Filet au Poivre. Trouxe uma bandeja dessas miniaturinhas perfeitas, que é o champignon, que é o redondinho que todo mundo já conhece. É o champignon de Paris. Hoje estava bem fresquinho, convidativo. A receita do Filet au Poivre eu passo depois, junto com o seu acompanhamento de Batata Rosti que ficou magnifico.




Ingredientes:
300g de cogumelo de Paris (Champignon)
300g de Filet mignon
50 ml de conhaque
01 cebola picada
01 colher de sopa de amido de milho
01 colher de mostarda escura
01 colher de molho inglês
02 dentes de alho picado
02 tomates maduros e sem pele
¼ de pimentão picado
01 amarrado de cheiro verde
01 xicara de agua
100 ml de creme de leite
01 colher de chá de açúcar
Azeite – quantidade necessária
Sal e pimenta do reino a gosto.


Iniciar receita:
Deixe todos os ingredientes à mão antes de iniciar receita: Fatie a carne, lave os cogumelos e pique todos os temperos, use um barbante para amarrar o cheiro verde que for utilizar, isso é de sua preferencia, um pouquinho de tomilho, salsa, alecrim...

Utilize uma panela de fundo grosso, que melhor espalhe o calor. Aqueça bem antes do colocar o azeite. Coloque o azeite e a carne, não é para fritar e sim selar a carne. Isso é rápido, em seguida; coloque o conhaque e flambe a carne.  Retire a carne da panela e reserve-a.

Na mesma panela, coloque azeite, refogue as cebolas, junte o amido, o molho inglês, a mostarda, e o restante dos temperos. Nessa ordem. Refogue e adicione aos poucos a agua até encorpar todos os ingredientes. Espere reduzir a agua. Incluindo o cogumelo paris, cozinhe por uns 3 minutos. Coloque o filet mignon e sal e a pimenta a gosto, retire o amarrado de cheiro verde. Acrescente o creme de leite, o açúcar e desligue o fogo.
Acompanha arroz branco e salada de sua preferência, a nossa salada de hoje: brócolis, cenoura e batata que passei na manteiga até doura-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.