sexta-feira, 27 de abril de 2012

Torta Trufada - VivaGula

Não há como fazer igual, porém, para matar a saudade da deliciosa torta do vivagula, tentei uma receita aqui em casa, e espero ter chega perto dela. Uma foto linda direto dos Parabéns para você papai do Zé.






Servida com café com leite, hum...

Ingredientes:

Trufa:
500 g de chocolate meio amargo
500 g de chocolate ao leite
100 g de manteiga
01 xicara de chá de chocolate em pó
25 ml de conhaque
200 ml de creme de leite fresco

Caso coloque açúcar, use o impalpável.


Bolo:
01 xícara de açúcar de confeiteiro
02 colheres de sopa de manteiga
02 ovos
01 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de amido de milho
05 colheres de chocolate em pó
01 colher (sopa) essência de baunilha
01 colher (café) de bicarbonato
01 colher (sobremesa) de fermento em pó
½ xicara (chá) de leite de coco
 
 
Iniciar receita:
Sugestão: Ligue o forno em 180°C para ir aquecendo.
 
 
Prepare a fôrma:
Use uma forma redonda, um pouco maior do que a que será usada para a montagem da torta. De preferencia a forma da torta com fundo falso.
Unte uma assadeira redonda com óleo spray ou comum e jogue um pouco de farinha de trigo espalhando por toda a superfície e laterais. Bata a fôrma com as mãos para soltar o excesso de farinha e jogue-a fora. Se preferir pode usar papel manteiga para forrar a assadeira, corte um pedaço um pouco maior que a assadeira e forrá-la.
 
 
 
Prepare as claras:
Separe a gemas das claras e bata as claras em ponto de neve na batedeira ou com um batedor de claras. Na batedeira use a velocidade mais alta e bata por 5 minutos. Batidas à mão ou na batedeira, elas devem ficar bem durinhas, formando picos firmes quando levantadas no ar.
 
 
 
Prepare a massa:
Bata na batedeira, em velocidade média, a manteiga com o açúcar até ficar cremoso, depois acrescente as gemas uma a uma sempre batendo. Junte a essência de baunilha e bata mais um pouco. Acrescente a farinha de trigo, o amido e o chocolate. Bata até ficar bem misturado, depois junte o leite de coco até que fique bem homogêneo. Em seguida junte o fermento e o bicarbonato em movimentos bem delicados. Por último, junte cuidadosamente as claras batidas em neve até ficar uma massa cremosa e uniforme. Vire a massa na assadeira previamente untada ou preparada com papel manteiga.

Dica: Peneire as gemas e todos os ingredientes secos. O bicarbonato de sódio realça a cor do chocolate, deixando o bolo bem mais escuro.

Asse o bolo:
Ponha para assar em forno médio por aproximadamente 30 minutos. O tempo de assar pode variar um pouco de acordo com o forno e a assadeira. Depois de esfriar, desenforme o bolo.

Prepare o bolo que será usado na torta:
O bolo feito no mesmo dia não ajuda na hora de corta, esfarela e dificulta o corte, faça no dia anterior.
Corte todo o fundo e as laterais moldando com a forma que será usada para montar a torta. Retire a parte de cima e tenha um bolo uniforme de uns 03 cm, no máximo de altura, ou um pouco menos, fica melhor. Reserve para usar com o restante da receita.


Trufa:
Deixe os ingredientes separados: chocolate picado, o conhaque, o chocolate em pó, creme de leite e a manteiga em temperatura ambiente, ou pré-aquecidos.


Prepare uma panela para o banho-maria, coloque o chocolate numa tigela e derreta, ou leve ao micro-ondas como recomenda a embalagem do chocolate. Misture o chocolate derretido com o creme de leite até obter uma textura lisa. Retire do banho-maria e vamos aos outros ingredientes: junte o chocolate em pó, o conhaque e a manteiga em temperatura ambiente. Mexer bem para ficar com uma textura bem lisinha. Retire ¼ da receita e reserve para enrolar trufas para decorar.  Coloque na forma com fundo falso, sobre o bolo que fizemos. Deixar na geladeira. No dia seguinte ou 8 horas depois, desenforme e decore com trufas modeladas.

Decore as trufas e chocolate em pó. Sirva gelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.