domingo, 18 de março de 2012

Arroz Festivo



Como todos os finais de semana que o Zé recebe visitas em casa, esse também vai ficar registrado. O Zé recebeu a Oma e o Opa em casa para mais um final de semana agradável. Ele adora, não deixa um minuto a Oma longe dele. Quando o menininho percebia que ela estava ausente a seguia por todos os cômodos à sua procura.




Além de especial foi super-gastronômico. No sábado - passeios pela orla e agua de coco; de almoço um Pargo com molho de alcaparras e cogumelos paris, salada verde e creme papaia de sobremesa.




À noite um delicioso sanduiche de pernil de (pão integral caseiro tostado, pernil, salada verde e molho de iogurte, mel e mostarda) com suco de milho verde e depois um programinha só de mulheres. A Oma e eu fomos, com a dinda, para o teatro, ver uma comedia, chorei de rir com Gustavo Mendes. Recomendo - para esquecer a rotina do dia a dia e rir até perde o folego - ainda bem que a maquiagem era a prova d’agua.

Já no cardápio de hoje um volta pela orla de bicicleta, salada de frutas de lanche. No almoço – arroz festivo, salada verde, legumes no vapor, vinho para acompanhar, e de sobremesa sorvete de creme e tortinha de uva. Ainda não acabou o domingo, o Zé já sente falta da Oma, já a procurou pela casa.



Ingredientes:

250 g de arroz integral
02 litros de caldo de peixe
250 g de lula em anéis
250 g de peito de frango em cubos
01 cebola em cubos
100 g de vagem
50 g de alho poró
03 dentes de alho em filetes
50 g de tomate seco
Gengibre, Açafrão, páprica e canela – quantidade necessária.
Cheiro verde para finalizar

Vai um caldo fresquinho aí?

Já falei aqui algumas vezes de como é legal e saudável fazer o caldo que irá usar no cozimento dos alimentos. Receitas como sopas, risotos, arroz ficam bem mais deliciosas com um caldo caseiro... Fique longe dos pacotinhos, resista e faça o seu caldo. Aproveite partes do camarão, frango, peixe e até carnes vermelhas que irão para o lixo. E, não pense que só porque é feito em casa é complicado.


A receita é bem básica.


Vamos ao caldo:

Aqueça bem uma panela grande, coloque um fio de azeite e refogue os pedaços do peixe (cabeça, rabo, espinha...), faça isso durante uns 05 minutos, em seguida, nessa ordem coloque a cebola em cubos, tomate cortados, pimentões em pedaços, alho cortados no meio, alho poró em pedaços, cenoura em filetes, cheiro verde, sal e pimenta do reino a gosto. Refogue por mais uns 10 minutos em fogo baixo, adicione a agua (03 litros, reduzir para 02) e deixe cozinhas por mais 10 minutos, e tenha um gostoso e nutritivo caldo.


Arroz Festivo:
Aqueça uma panela, de preferência uma wok, coloque um pouco de azeite, gengibre e sele a lula, retire e repita o processo com o frango em cubos. Reserve. 
Vamos para o Arroz – refogue a cebola, junte o alho, o tomate seco, e coloque um pouco do caldo de peixe. Coloco o caldo aos poucos, até o cozimento do arroz.



Quando o arroz estiver próximo ao ponto coloque a vagem e o alho fatiados na diagonal, tempere com açafrão, páprica e canela, devolva a lula e o frango à panela, regue azeite extravirgem e finalize com cheiro verde. Sirva com salada verde e legumes no vapor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.