segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Risoto de Camarões rosa com Alcachofra



A receita de hoje é para o paladar de uma pessoa especial. Já que é dia dos pais. E o pai do Zé escolheu o cardápio. 

Eu iria fazer pizza no sábado à noite com as Alcachofras, mas quando ele as viu não me deixou pensar em mais nada. É uma delicia, tenho que concordar, e para acompanhar, lindos camarões rosa.

É o seu terceiro ano como pai. E esse ano foi festejado em muitos momentos. Já que tivemos festas na escola do Zé e aqui em casa. Na sexta quando ele foi pegar o Zé na escola, de bicicleta, o Zé veio recebê-lo com muita alegria e lhe entregou uma caixinha rabiscada por ele e dentro um presentinho com fotos digitalizadas para o papai babão, o Liceu Santista acertou no presente.


No sábado fomos para apresentação do dia dos pais. Foi delicioso assistir ao teatrinho e depois ficar quieta, esperando, enquanto eles buscavam o tesouro perdido, só os dois.




Desde as primeiras horas, o primeiro banho, as primeiras fraldas, ele está do meu lado nessa jornada para o que der e vier. Obrigada, pelo carinho, pela paciência, pelo cuidado, por todo amor doado dia a dia para a nossa família.

Nos te amamos papai.

E no domingo, acordamos... O Zé arrastou o presente do papai até o sofá, lhe deu um beijo, e seguimos com o nosso dia gostoso e a nossa receita para o Papai do Zé.







Risoto de Camarões rosa com Alcachofra





Para o Risoto:
04 alcachofras preparadas e fatiadas
08 camarões VM rosa
01 xicara (chá) de vinho branco seco
01 xicara (chá) de arroz carnaroli
100 g de queijo parmesão
01 colher (sopa) de manteiga
Caldo de legumes – quantidade necessária
Açafrão– quantidade necessária

Para o camarão:
08 camarões VM rosa
Azeite, sal e pimenta do reino a gosto.

Para a alcachofra:
04 alcachofras inteiras
03 colheres (sopa) de azeite
02 colheres (sopa) de farinha de trigo
01 e 1/2 litro de agua
Suco de 01 limão
Sal a gosto

Iniciar receitas:

Camarões
Limpe os camarões, tempere com de sal, pimenta do reino e azeite. Aqueça bem a frigideira coloque um fio de azeite grelhe até doura-los. Reserve.

Para a alcachofra:
Comece pela agua que irá cozinha-la. Numa panela misture o azeite e a farinha, o limão e adicione a agua aos poucos dissolvendo a mistura, leve ao fogo para ferver. Para limpar as alcachofras eu busquei um vídeo no youtube, mais fácil, clique aqui para assisti-lo. A parte que irá aproveitar é 25 % da alcachofra, a partir do talo, medir uns dois dedos, e corta, retire o miolo e toda a parte verte em volta. Enquanto esperar as outras ficarem prontos, deixe-as descansar numa agua com limão.

Ingredientes do Caldo de camarão:
As cabeças e caldas dos camarões
02 litros de agua
½ alho poró
01 cebola em cubos
02 dentes de alho esmagados
Alecrim, tomilho, salsa, louro (amarre tudo com um barbante para facilitar)
½ Pimentão amarelo ou vermelho
01 pimenta dedo de moça fatiada, sem as sementes.
Sal a gosto.

Sempre uso caldo feitos na hora, não costumo usar prontos, mas, não tem problema, só uma dica mais saudável.

Caldo:
Coloque a agua para ferver. Em outra panela grande, refogue a cebola, junte as cascas do camarão, o alho poró, e os dentes de alho. Junte os todos os ingredientes, menos o cheiro verde. Refogue por uns 5 minutos e em seguida, adicione a agua fervente, reduza o caldo para 1 litro e 200 ml, mais ou menos. Coe o caldo e não esqueça quepara usar o caldo no risoto ele precisa estar fervendo. Então, quando iniciar a receita do risoto, mantenha o caldo em fogo baixo, para não perder a temperatura, acrescente o cheiro verde e use em poucas quantidades no risoto.
Risoto:
Em uma panela de fundo grosso refogue a cebola num fio de azeite. Inclua o arroz e refogue bem, isso vai selar o arroz, faça isso até começa a dourar. Coloque o vinho e espere evaporar e adicione ¼ do caldo. Quando o caldo for absorvido, volte a adicionar o caldo. Mexer de vez em quando. Repita esse passo quantas vezes necessárias.


Quando o arroz estiver no ponto coloque a alcachofras fatiadas cortadas ao meio e os camarões grelhados. Mexer bem. Finalize com a manteiga e lascas do queijo parmesão.




E não esquecer: “Nós esperamos o Risoto, não ele”. É servido assim que pronto.
A receita serve bem duas pessoas que comem muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.