segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Torta de Morangos




Do jeito que anda os preços de alguns itens, mais do nunca, só se pode comer o que produtos da estação. Lógico que, não se leva tanto a risca, já que não se pode ignorar totalmente o tomate, desde que ele se tornou o grande vilão das minhas idas à feira.

Mas, por outro lado temos boas noticias, e a sua cor ainda é de vermelho vivo como o tomate, com um cheio suculento que nos enche a boca de agua, e as suas propriedades que nos ajudam na manutenção da boa saúde.

Eu adoro morangos, e ainda mais aquelas tortinhas que mais parecem esculturas da estação.  Já que ainda é inverno é melhor se apressar para saborear morangos suculentos e docinhos. E que tal fazer em casa uma tortinha de morango?

Às vezes quando vou para a faculdade, procuro mudar de caminho, já que se sigo o caminho rotineiro, encontro uma casa simples, de doces caseiros, e lá tem uma tortinha de morangos, daquelas que quase se come numa bocada só, por isso, hoje não resisti, já que todas as bancas de frutas têm morangos, vermelhos, lindos e com um preço irresistível.


Tortinhas (torta) de morangos

Massa:
01 xicara (chá) de farinha de amêndoas
½ xicara (chá) de farinha de trigo
100 g de manteiga
01 gema
01 pitada de sal
¼ de xicara (chá) de agua

Geleia de morango:
200 g de morango limpos em cubos
02 colheres de sopa de açúcar

Creme:
100g de creme de queijo
100 ml de leite condensado
02 gemas
100 ml de leite integral
01 favo de baunilha
01 pitada de sal


Cobertura:
Morangos frescos.







Iniciar receita:
Comece pela geleia, depois a massa e por ultimo o creme.

 
Geleia:
Corte os morangos em cubos, coloque o açúcar, misture bem e leve ao fogo baixo até obter o ponto de fio, reserve.






Massa:
Faça uma massa com os ingredientes, se não encontrar a farinha de amêndoas é só processar as amêndoas. Coloque agua aos poucos para que a massa fique bem ligada. Amasse bem e deixe descansar por 01 hora. Abra a massa com auxilio de um rolo sobre a mesa polvilhada de farinha de trigo. Forre com a massa uma forma de torta, faça acabamento nas bordas e fure toda a torta com um garfo, para não estufar ao assar.  Leve ao forno, pré-aquecido a 180º, por uns 20 a 25 minutos, ou até dourar.
Dica: Se não encontrar amêndoas descascadas, é só levar uma panela com agua ao fogo, quando ferver, coloque as amêndoas, conte um minuto retire, a casca irá sair com facilidade.
Creme:
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo. O ponto será um creme leve. Não se esqueça de peneira a gema, faz muita diferença no resultado e não tendo a fava de baunilha substitua por essência. Aguarde esfriar e siga para a montagem das tortinhas.


Montagem:
Desenforme a tortinha, se quiser faça numa forma grande, eu gosto de fazer porções individuais, são mais fáceis e mais charmosas. De volta para ela, coloque um pouco do creme, um pouco da geleia, finalize com morangos fatiados e se quiser um pouco de brilho, pincele gelatina incolor dissolvida.

Uma dica para os morangos: fatie-os antes, coloque todos em um recipiente, regue uma colher de chá de limão, uma colher de sopa de açúcar e uma pitada de sal, isso para um quilo de morangos, misture cuidadosamente e deixe descansar. O resultado será morangos deliciosos e com pouca acidez.

Sirva as tortinhas geladas, dê o seu toque final. Eu gosto de peneirar açúcar de confeiteiro.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oooo, mas o zé é muito azarado mesmo... desse jeito ele vai acostumar só com coisa boa, imagina quando tiver na faculdade, terque comer no bandeijão... eca...

    ResponderExcluir
  3. E pior morar na casa do tiozão, eka! E quando vcs descem para aproveitar essa boa mesa?

    ResponderExcluir

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.