segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Risoto para um dia de céu azul!

Esses dias de verão, não quero sair para comer fora. ESTOU DE FÉRIAS!!! Só algumas atividades, que para além da data ainda são  prazerosas.




Por isso, hoje uma receita da minha cozinha, para almoço a dois. Pois é, é só duas pessoas, porque a terceira pessoinha, ou a nossa metade, hoje começou a sua aula. Hoje acordemos cedo, ele estava sonolento, mas, ao falar do amiguinhos, da tia Ariela, pulou da cama. Tomamos o café e como todos os anos –  pose para as primeiras fotos do ano letivo.
Eu de férias e o zé de volta para as aulas, cruel...



Ingredientes:
06 un camarões VM – cortados ao meio (foto)
03 colheres de azeite
01 cebola
02 punhados de  arroz Carnaroli
½ xícara de vinho branco
03 abobrinha baby
01 l de caldo
100 g de queijo azul
01 colher de manteiga
açafrão a gosto.



Ingredientes do caldo (opcional) - Use a sua receita.
01 cebola
05 cabeças de camarão VM
01 cenoura
½ Alho poró
½ Pimentão
02 litros de agua
Ervas – tomilho, loro, alecrim...
Sal e pimenta do reino – quantidade necessária

1º passo: Deixe todos os ingredientes preparados, limpos, cortados e de fácil acesso.


2º passo: Chame o ajudante, aquele que come a maior parte da receita para deixar a mesa organizada. Caso se recuse, é só lembrar da Máxima de qualquer Risoto: O Risoto não espera você, é você que precisa espera-lo. E como eu disse...




3º passo: O caldo... Em uma panela que cabe uns 3 litros, aqueça, coloque um fio de azeite, as cabeças dos camarões e refogue bem, deixe trocar de cor, perfumar o ambiente. Use o sal e a pimenta do reino, junte a cebola, refogue um pouco, e siga com todos os ingredientes cortados grosseiramente, refogue por alguns minutos e coloque dois litros de água. Cozinhe por 20 a 15 minutos em fogo alto ou até reduzir a agua pela metade. Na hora de utilizar, o caldo precisar estar no fogo.


3º passo: Paralelamente ao cozimento do caldo, inicie o risoto.  


4º passo: Grelhe a abobrinha, cortada de forma da sua preferência, aqueça a panela que irá utilizar para fazer o risoto, use uma panela de fundo grosso de preferência, use um fio de azeite, e grelhe os lados da abobrinha até caramelizar. Retire da panela e reserve.




5º passo:  Com os camarões limpos e cortados. Aproveite a panela aquecida, coloque um fio de azeite, meia colher de manteiga, e sele os camarões até que mudem de cor, isso é rápido. Salpique sal e pimenta do reino. Retire da panela e reserve.


6º passo: Na mesma panela, já aquecida, coloque uma colher de azeite e refogue a cebola, quando estiver “transparente” junte o arroz. Não há erro na medida, cada punhado corresponde ao que uma pessoa come, sobrou muita comida aqui em casa até eu aprender essa medida.


7º passo: Neste passo do risoto, dê um tempo aqui, refogue calmamente o arroz, e no final junte o vinho branco, espere ser totalmente absorvido, e comece a colocar o caldo, que nesta altura estará no ponto, e em ponto de fervura.


8º passo: Coloque o caldo aos poucos, coado, antes de ir para o risoto. Com uma Peneira e uma xícara, faço isso ali no fogão da panela do caldo para o panela do risoto. Neste passo, é hora de fazer exercício para os braços. Descobrir que um bom risoto precisa de muita atenção... Ele é muito carente, só solta o seu amido se você estiver o tempo todo ao seu lado, e precisar estar. Mas é um relacionamento perfeito no final, na sua essência, os grãos se juntam, sem grudar.


9º passo: E no momento que o arroz estiver al dente, devolva a abobrinha à panela, junto com o camarões, e coloque o açafrão. Distribua o queijo azul a sua escolha em pedaços médios , tanto pode ser o Roquefort ou o Gorgonzola, misture até ganhar homogeneidade. Finalize com a manteiga, mexa bem e está pronto.




10º passo: Sirva. Forrei o prato com folhar de alface americana. Deu um fresco ao prato, e um crocância. O leve  adocicado da abobrinha vai encontro do queijo forte, que se juntam ao camarão com uma textura leve e macia.  




Acho que vai com um bom vinho, Concorda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.